Rádio Club FM
Rádio Club FM,
17 de agosto de 2022

Agora na
Club FM

Pauta Dinâmica

das 07 horas às 08:50 com Jornalismo - Ivan Cezar, Guilherme Zimermann, Renato Baalbaki e Elvin Santos
Clique aqui para ver a programação completa

“Vacinação contra Covid é o porto seguro para retomada econômica”, afirma economista

Com um crescimento de 24% em seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2020, o agronegócio promete ser um dos principais trunfos do Brasil para a sua retomada econômica, diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Os resultados do setor foram levantados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e levam em conta a movimentação de toda a cadeia produtiva, desde a produção nas propriedades, insumos, agroindústria e serviços. Com esses valores, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país.

Para o advogado e economista, Alessandro Azzoni, em entrevista à Rádio Club de Palmas, os bons resultados são reflexos das altas nos preços das commodities, das condições climáticas e da variação cambial, com elevação do dólar.

Além desses fatores, aponta que o desenvolvimento tecnológico nas lavouras, com métodos para economia de água, uso de sementes mais resistentes e menor uso de agroquímicos são primordiais para os recordes de produção das lavouras brasileiras.

Outro fator considerado pelo economista para a retomada da economia é a vacinação contra a Covid-19. Salienta que, além dos riscos à saúde, o vírus também apresenta riscos às atividades econômicas, que podem ser fechadas como forma de prevenção.

Com isso, desde os produtores rurais até as indústrias acabam sendo afetados, com a redução da demanda por produtos. Daí a necessidade da vacinação, pois conforme mais faixas populacionais são imunizadas, o número de contaminações, os níveis de ocupação de leitos hospitalares e os riscos de novos fechamentos de atividades econômicas são reduzidos. “A vacinação é o porto seguro para que não tenhamos mais restrições”, afirmou.

A entrevista está disponível em formato podcast no Spotify, no Google Podcasts ou no Radio Public. Assine ou siga o podcast da Rádio Club para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O que são podcasts?

São materiais produzidos em áudio, semelhantes a um programa de rádio. A diferença é que eles ficam disponíveis para que o consumidor escute quando quiser, seja em um site, numa plataforma de música ou num aplicativo exclusivo para podcast no celular.